«

»

abr 13

Dicionário do Webmaster/Webdesign

Vocabulário Desenvolvedor Web

nerd

Se está querendo arriscar contratar uma hospedagem e colocar seu site no ar você mesmo, veja esse pequeno dicionário que criamos para você, vai ajudar muito a entender os temor usados para definir os planos de hospedagem e até mesmo os tutoriais e outras coisas mais que você vai precisar conhecer.

UP TIME: É o tempo que é garantido que seu serviço ficará online, o ideal é que você contrate um serviço com 99% ou mais de UPTime. Se você contratar um serviço e ele não ficar online proporcionalmente ao tempo prometido, você pode pedir reembolso, ou até mesmo pedir judicialmente ressarcimento por algum prejuiso comprovado que possa ter com clientes ou algo assim.

Bandwidth: É a largura da “Banda” de uma conexão. Se você está contratando uma hospedagem de site, Bandwidth é a banda que seu site terá acesso, ou seja quanto maior a bandwidth, mais rápido ele será (Visualizado) pelos internautas. Mas não se engane facilmente, se houver muitos sites compartilhando a mesma Bandwidth haverá um gargalo, principalmente em horários de picos. Vale a pena pesquisar a satisfação dos clientes antes de contratar.

Latência: É o tempo que os dados demoram para serem enviados para um local e recebidos desse local. Se a latência de seu provedor for alta, haverá um atraso no tempo de resposta quando um link for clicado, ou quando dados precisarem ser transmitidos.  Normalmente a latência é mais importante em execuções de tempo real, como em jogos, vídeos chamadas etc. Em sites uma latência de 300 ms por exemplo quase não é percebida, mas em um jogo online… É Motivo para muita irritação e xingamentos, rs. Uma dica é que normalmente quanto mais próximo de você for o servidor, menor é a latência.

BD ou DB: É a abreviação de Banco de Dados, ou Data Base em Inglês. Quanto mais DBs sua hospedagem tiver, mais sistemas diferentes você poderá instalar em seu site, por exemplo se você quiser um site com fórum e sua hospedagem só disponibilizar 1 dB, você não conseguira instalar os dois.

CMS: É a sigla para Content Management System, em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo. Basicamente, se você estiver lendo esse dicionário, você precisará de um CMS pra ter um site, forum ou algo parecido.  um CMS nada mais é do que “Programas” prontos que você instala e configura.

Você pode ter um portal sem mexer com programação, basta usar o JOOMLA por exemplo, ele é um CMS que serve para criação de sites e portais. Você também pode usar o WordPress que é um CMS muito poderoso e versátil, que possui uma infinidade de pluguins. Enfim, se você se dedicar um pouco a estudar um CMS, poderá ter um resultado muito bom, e profissional sem ser Webdesign ou WebMaster.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>